A democracia polonesa está sob ataque pela União Europeia.
A UE pensa que deve caber à UE a forma como a Polônia nomeia os juízes - nem sequer a URSS insistiu num controlo tão apertado sobre os seus satélites.
A Comissão Europeia, liderada pelo ex-primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, está levando a Polônia ao tribunal na tentativa de forçar seu governo a reverter as mudanças judiciais introduzidas em abril deste ano. Juncker e seus colegas comissários pediram ao Tribunal de Justiça Europeu (TJE) que decida que as recentes ações da Polônia “arriscam. . . graves e irreparáveis danos à independência judicial na Polônia. ”
A Comissão Europeia é o principal órgão administrativo da União Europeia e o seu Presidente, Jean-Claude Juncker, é o Primeiro Ministro de facto da UE. Juncker e o primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, estão se irritando um com o outro pelas leis judiciais da Polônia desde o começo do ano.
Sua disputa gira em torno da decisão da Polônia de reduzir a idade de aposentadoria dos juízes da Suprema Corte polonesa de setenta para sessenta e cinco anos de idade. Todos - até mesmo o partido Lei e Justiça (PiS) de Morawiecki - concordam que a idade de aposentadoria foi alterada para forçar a aposentadoria de juízes mais antigos que foram nomeados sob governos anteriores. As duas questões em questão são: (A) isso é legal? e (B) isso é democrático?
Sem nenhum senso de ironia, o comunicado de imprensa histérico da Comissão Europeia exorta o TJE a “proteger a independência” da Polônia ao derrubar as próprias leis do país. Especificamente, a Comissão afirma que:
Lei polaca. . . é incompatível com o direito da UE, uma vez que põe em causa o princípio da independência judicial, incluindo a inamovibilidade dos juízes e, por conseguinte, a Polônia não cumpre as obrigações que lhe incumbem por força do artigo 47.º, n.º 1, do Tratado da União Europeia. Direitos Fundamentais da União Europeia.
Apenas um advogado constitucional polonês pode dissecar adequadamente os pontos legais que estão em jogo aqui. Mas os pontos políticos parecem claros o suficiente para qualquer um. O artigo 19.º, n.º 1, diz simplesmente que “os Estados-Membros devem prever medidas suficientes para assegurar uma proteção jurídica efetiva nos domínios abrangidos pelo direito da União.” E o artigo 47.º garante a todos os cidadãos da UE o direito a um julgamento imparcial perante - um Estado independente e imparcial - tribunal."
Isso é tudo muito genérico. Talvez seja errado para um governo forçar os juízes a se aposentar. Mas é um grande passo da garantia do Artigo 47 de um Judiciário “independente” à alegação da Comissão Europeia de que “o princípio da independência judicial” inclui “a inamovibilidade dos juízes”.
Em seu significado usual, um "tribunal independente e imparcial" é um tribunal que não demonstra nenhum favor para nenhum dos lados. Levaria décadas de jurisprudência expansiva para argumentar que essas quatro palavras realmente significam que um governo democraticamente eleito não pode forçar os juízes a se aposentarem cedo por razões políticas. Afinal, eles são nomeados por razões políticas, como o amargo debate sobre a confirmação de Brett Kavanaugh mostra muito bem.
Confusamente, a própria Constituição da Polônia diz que “os juízes não podem ser removidos”, mas que “Uma lei estabelecerá um limite de idade além do qual um juiz procederá à aposentadoria”. Isso soa como uma fórmula para um polonês Marbury vs. Madison . Não parece uma razão para uma organização supranacional interferir na política de um de seus estados membros.
Mas então, a Polônia tem uma história de ser empurrada por seus vizinhos maiores. Primeiro, foi a Rússia, a Prússia e a Áustria que dividiram a Comunidade Polonesa no final do século XVIII. Então foi o Pacto Molotov-Ribbentrop de 1939, quando os russos e os alemães mais uma vez dividiram a Polônia entre si. Quando a Polônia recuperou sua condição de estado em 1945, era como um estado-cliente ocupado da União Soviética.
Desde 1989, a Polônia tem liberdade para forjar seu próprio destino. Juntou-se à OTAN em 1999 e à União Europeia em 2004. Seus membros da OTAN asseguraram suas fronteiras. Sua adesão à UE deveria garantir sua democracia.
A democracia está novamente sob ameaça na Europa hoje - mas é a União Europeia que está ameaçando isso. A Polônia só reconquistou a independência completa em 1991, e sua atual constituição foi adotada em 1997. No tempo constitucional americano, isso colocaria a Polônia à direita por volta de 1810. A democracia é confusa e leva tempo para amadurecer.
A democracia da Polônia pode lidar com essa questão por conta própria. Não é necessário que o Big Brother tome uma decisão por isso. Há uma eleição prevista para 2019, e se o povo polonês não gostar do que seu governo fez, então o povo polonês pode se vingar. Mas se o povo polonês aprovar o que está sendo feito em seu nome, então, por que o negócio da Juncker and Co. deve é interferir?
Fonte:
Curtam e Compartilhem Guerras Conflitos E Sabotagens no facebook.
...Imagino que em breve a Islamização também
estará fazendo frente a Polônia...
Comentários
Postar um comentário