Escolheram: ‘Boeing Brasil Commercial’

"Boeing Brasil - Commercial" é o novo nome da Embraer na aviação comercial





Divulgação/Boeing

Fachada da Boeing

Para alguns, Boeing pode reforçar Embraer, mantendo-a ativa no mercado e sem risco de crise


Para Guilherme Amaral, sócio do escritório ASBZ Advogados e especializado em Direito Aeronáutico, no entanto, a parceria com a norte-americana não deveria fazer parte de uma discussão tão grande para o País, uma vez que se trata de uma empresa privada . "O negócio que foi feito é essencialmente privado, então essa insistência em procurar o que o Brasil ganha ou perde não faz muito sentido. Quem ganha ou perde são os acionistas", afirma.

Uma das justificativas, inclusive, para o acordo entre as aéreas, é a de que a Embraer não conseguiria se segurar no mercado financeiro agora que outras duas gigantes da aviação,  Airbus e Bombardier , também se uniram.

"É difícil dizer com certeza [se a Embraer seria prejudicada financeiramente], mas é muito provável que tivesse dificuldades grandes para lidar com a concorrência de Airbus e Bombardier juntas, outros players que estão crescendo", diz. Além disso, Amaral pontua que, se não houvesse acordo com o Brasil, provavelmente a Boeing também entraria como competidora da Embraer, "com desenvolvimento próprio ou se aliando a algum outro player", o que também poderia prejudicar as contas da Embraer.

Para ele,  a brasileira "ganha certa proteção e força" com a parceria para lidar com crises que, no futuro, "poderiam ameaçar a continuidade de seus negócios". "Parece ser bom para as duas empresas. A Boeing ganha um portfólio mais completo de produtos e a Embraer ganha muito mais acesso ao mercado global, mais musculatura para enfrentar a competição."

Também especialista em Direito Aeronátuico, Felipe Bonsenso Veneziano, associado do Pinheiro Neto Advogados, concorda. Para ele, a fusão faz com que a Embraer se posicione melhor no mercado e tenha "maior penetração entre os clientes". "Além disso, a transação vai permitir uma questão até de investimentos. A Embraer no Brasil, que vai ser basicamente de jatos privados, terá recursos para produzir em pesquisa, tecnologia e desenvolvimento dos produtos", diz.

Os argumentos dos advogados, no entanto, não convencem o professor da Unicamp. "É verdade que a Embraer provavelmente perderia mercado. Ninguém consegue manter 60% das encomendas para sempre", reflete. "Mas isso não quer dizer que a empresa precisaria deixar de existir. Uma coisa é perder um pouco de mercado, mas continuar sendo grande. A outra é dizer que você não tem condições de existir nesse mercado. E a Embraer tem."



Cargueiro KC-390, construído pela Embraer, que sera exportado por joint-venture com a Boeing







Fonte: Economia_ig


Curtam e compartilhem nossa fanpage no Facebook


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Radiação em partes das Ilhas Marshall é maior do que desastres nucleares de Chernobyl e Fukushima

Venezuela: oficiais russos já sentaram nos controles do S-300